O Criciúma participou nesta segunda-feira (02/09) do 1º Encontro Técnico de Categorias de Base, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em São Paulo (SP). O evento proporcionou uma troca de ideias e experiências entre cerca de 140 profissionais de mais de 40 clubes do Brasil. O Tigre foi representado pelo diretor executivo das categorias de base, Idemar Ângelo Tomasi, o Sarandi, e pelo técnico do time júnior, Wilson Waterkemper, o Wilsão.
.jpg)
Sarandi, Gallo e Wilsão no evento da CBF. Foto: Divulgação/www.criciumaec.com.br
No encontro, foram tratados assuntos relacionados às convocações das seleções de base, preparação física, preparação de goleiros, captação e observação de talentos e aspectos técnicos e táticos no futebol da categoria. Segundo Sarandi, foi possível conhecer toda a metodologia utilizada pela CBF e aplicada nas seleções de base.
“O encontro proporcionou uma aproximação dos clubes com a CBF. A metodologia deles é embasada no comprometimento, no caráter e na capacidade dos garotos. O técnico Alexandre Gallo, que idealizou o evento, também explanou toda a parte tática das seleções de base e é exatamente a mesma forma que nós trabalhamos com as categorias de base do Criciúma. Não muda em nada”, comenta.
Segundo Sarandi, além da parte tática e técnica, no evento também foram apresentados dados estatísticos sobre os jogadores que fazem parte das categorias de base dos clubes brasileiros. Atualmente existem 32.814 atletas registrados na CBF. “Desse total, a CBF monitora 900 atletas que são possíveis jogadores de seleção, sendo que 134 desses são acompanhados constantemente. Entre os que recebem atenção especial, temos dois atletas do Criciúma”, aponta.

































